terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Doping!


Um assunto que nunca sai de mídia é o doping, entre os lutadores este é um assunto tanto quanto polêmico. Se alguns acreditam que doping é trapaça e que ajuda a ganhar, uma outra parte vê o uso das drogas prejudicial ao treinamento, já que a maior parte dos lutadores pegos no exame perderam a luta, e que não é algo somente físico, atrapalham mentalmente também.
Um dos pontos principais de toda polêmica é qual substância deve ser consideradas doping. Sendo muito criticado por seu próximo oponente, Vitor Belfort faz uso de TRT, que é um tratamento de reposição de testosterona, que se não usados para uma sanar deficiência do esteroide pode dar aquela ajudinha na hora da luta, mesmo que controlado. E como é um tratamento, é liberado no antidoping. Mas peraí, se a questão é saúde, por que Matt Ridlle foi demitido do UFC, pelo uso de maconha, já que a erva tinha sido prescrita por seu médico como tratamento para sua doença? Mesmo em taxas normais, o exame antidoping não o liberou.
E pra quem acha que o antidoping não dá em nada, tá muito enganado. As punições são bem rígidas, podendo ser suspenso por meses de luta, perder bônus ganhos na luta feita dopado e algumas vezes até demissão é válido. Mas se engana também quem acha que o exame tem 100% de eficiência. Existem alguns espertinhos que conseguem ser liberados mesmo fazendo o uso. A famosa trapaça! Existem drogas que saem do corpo com menos de uma semana, enquanto outas demoram meses, sabendo disso, os lutadores fazem ciclos, sabendo quando deve parar com o uso da droga. Já tiveram casos de atletas usarem pênis falso com urina de outra pessoa que não use nada só para não ser pego. Mas vale lembrar que não é uma maioria que faz isso, então nada de generalizações do esporte..
As drogas mais apontadas no antidoping são os anabolizantes boldenona, drostanolona e nandrolona. Sinceramente, não vejo utilidade nenhuma em uso de anabolizantes. Além de dar 'peitinhos' e deixar brocha, faz com que o nome do esporte seja manchado por alguns que não tem culhões o suficiente pra ganhar por mérito próprio.

2 comentários:

  1. pois é Káká, e lembrando que teve um caso super recente do Lutador Brasileiro, Pezão. Ele perdeu a gratificação da melhor luta da noite, e sendo, que ele não sabia de nada, que o médico dele o enganou. Bjs

    ResponderExcluir
  2. É, mas eu acho muito difícil que um médico iria prescrever uma substância que pode ser pega no doping e ninguém da equipe dele iria saber. Mas, pode acontecer né.

    ResponderExcluir