sábado, 28 de setembro de 2013

Pré pesagem; O maior combate

Nessa quinta feira (27-09), morreu Leandro Feijão, lutador de MMA da Nova União. Vítima de um AVC, Leandro veio a falecer um pouco antes da pesagem do "Shooto 43", no qual lutaria na sexta feira. Segundo notícias, o lutador começou a passar mal na sauna e foi levado ao hospital. Será mesmo que a preparação para a pesagem não foi um dos causadores?
Antes de uma pesagem oficial, o lutador passa por uma dieta que mais parece uma tortura. Muitos deles tem que eliminar uma grande quantidade de peso em apenas uma semana.“Eu só faço essa dieta para lutadores na semana da luta, tiro 10 quilos de segunda a sexta”, declarou José Aldo. Anderson Silva chega a perder 16 quilos. Pelo bom condicionamento físico, os lutadores não eliminam quase gordura nenhuma, a maior parte é líquido. 
Nessa pré pesagem, a alimentação é rigidamente controlada. Carboidratos são proibidos, a pouca comida que se pode comer deve ser sem tempero, pois o sal retém líquidos e bebem uma grande quantidade de água destilada, com o intuito de acelerar o metabolismo e limpar o organismo sem ingerir nada. Nesse período, mesmo com uma dieta tão reduzida os treinos continuam os mesmos ou até mais pesados. Ainda tem alguns lutadores que usam roupas de borracha para fazer suar mais e eliminar maior quantidade de líquido.
Mesmo com toda essa dieta, o dia que antecede a pesagem consegue ser ainda mais difícil. Os lutadores não comem praticamente nada, além de aumentar a quantidade de água destilada, ficam por horas dentro de uma sauna, eliminando mais líquido. Segundo o relato de um lutador, eles ficam em uma sauna  mais quente que o normal. Quando o corpo elimina uma certa quantidade de líquido, se secam com cartão ou plástico, pra não deixar a água voltar ao corpo, tomam banho gelado e retornam. Segundo ele, ficam por volta de 6 horas dentro da sauna e conseguem eliminar, em média, 5 quilos só nesse processo.
E após a pesagem, o lutador não pode comer qualquer coisa. Eles passam por uma hidratação. De soro até papinha de neném para poder voltar a comer normalmente, porque o corpo começa a rejeitar os alimentos.
Toda essa dieta, se for acompanhada por médicos, apresentam pouquíssimos riscos à saúde dos lutadores. O problema é que nem sempre isso é possível. Normalmente somente lutadores de alto nível conseguem esse acompanhamento. 

E tem gente que ainda acha que vida de lutador de MMA é fácil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário