quarta-feira, 6 de julho de 2011

Entendendo mais sobre: Jiu jistu.


O jiu jitsu, ou arte suave é uma luta milenar que, sengundo alguns, nasceu na India, depois passou pela China até chegar no Japão, onde se cresceu e se desenvolveu. Foi trazido pro Brasil pelo Conde Koma, que ensinou a técnica para a família Gracie, que aprimorou, criando um novo modo, com alavancas e ganchos, conhecido como Brazilian Jiu jitsu.
Uma luta de jiu jitsu começa com os dois lutadores de pé como no Judô, mas depois continua no chão, no caso, tatame.
O vencedor da luta é determinado pela finalização, onde um dos lutadores encaixa um golpe e o outro bate consecutivamente no tatame ou no oponente, indicando desistência. Quem finalizar, ganha. Caso não aconteça uma até o final do tempo de luta, a vitória vai ser dada ao lutador que tiver o maior número de pontos. Não acontecendo nunca um empate.
Os pontos, de 4 à 2, são contabilizados de acordo com a execução de um golpe. Se consegue 4 pontos quando o lutador senta na barriga do adversário apoiado com os joelhos no chão e o adversário com as costas. Ou com uma pegada pelas costas, que é quando o lutador pega o adversário por trás, colocando os “ganchos” com os dois pés. p.s: só é caracterizado ponto quando os dois ganchos estiverem no adversário.
3 pontos, quando acontece uma passagem de guarda (Passar a guarda é quando o outro lutador sai da guarda do adversário e vai para o seu lado, imobilizando-o por, no mínimo, 3 segundos). 2 pontos quando realiza uma queda; joelho na barriga, que é quando o lutador imobiliza o adversário lateralmente e coloca o joelho na barriga, também por no mínimo, 3 segundos, para ganhar os pontos. Ou quando acontece uma raspagem, que é quando o lutador inverte a posição de baixo para cima.
Para não ser desclassificado ou perder pontos, o lutador não pode tirar o kimono pra lutar, usar gestos ou palavras de baixo calão para o adversário, juiz ou plateia, aplicar algum golpe proibido nas regras, arrastar para fora da área com um golpe encaixado (O atleta é desclassificado na 3ª advertência nas faltas a seguir). fugir da área, na luta em pé. Imobilizar mais de 20 segundos, sem dar movimento a luta, que é considerado amarração. O árbitro adverte verbalmente, continuando, determina o reinício da luta em pé e quem o fez perde 2 pontos e sucessivamente a desclassificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário