quarta-feira, 29 de junho de 2011

Entendendo mais sobre: MMA


É impossível negar o crescimento do MMA nos últimos anos. MMA ou também conhecido como Vale-Tudo, nasceu há muito tempo atrás, anos antes de cristo na Grécia, mas o estilo usado hoje, começou só na década de 90 com a família Gracie, mas precisamente, Carlos Gracie, que começou desafiando lutadores que praticavam outros tipos de artes marciais, ficando conhecido após a criação do UFC. Isso não vem ao caso agora.
Apesar de todo o crescimento do MMA ainda existem pessoas, vulgo minha mãe, que acham pura violência. Mas não é assim, tudo aquilo é tecnica, os lutares se dedicam a horas diárias de treino pra conseguir dar cada golpes com perfeição. Um evento de MMA é algo muito bem organizado, com três rounds de 5min., podendo alterar pra cinco rounds em caso de disputa de título. Os lutadores devem usar short aprovados e luvas leves que deixam os dedos livres, só, não podendo usar calçados, piercings ou brincos, blusas ou qualquer tipo de kimono. E não é permitido lutar sem protetores bucal e genital (coquilha), no caso das meninas, protetor de seios. O árbitro e o médico do evento são os únicos indivíduos que podem interromper uma luta e únicos autorizados a entrar na área de combate a qualquer momento. Uma luta só pode ter um resultado. Que é; Submissão por desistência, que é quando um lutador usa sua mão para indicar que não deseja mais continuar ou por desistência verbal, quando um lutador anuncia verbalmente que não deseja mais continuar. Nocaute técnico por interrupção do árbitro ou do médico (quando uma contusão causada por manobra legal for severa demais, suficiente para interromper a luta). Nocaute. Decisão unânime, quando os três juizes apontam o mesmo vencedor ao final dos rounds regulamentares; decisão dividida, quando dois juizes apontam um lutador como vencedor e o terceiro juiz aponta o outro lutador como vencedor e decisão majoritária, quando dois juizes apontam um lutador como vencedor e o terceiro juiz aponta empate. Empate unânime, quando os três juizes indicam empate ao final dos rounds regulamentares; empate majoritário, quando dois juizes indicam empate e o terceiro aponta um vencedor e dividido, quando todos os juizes indicam resultados diferentes que somam empate. Desclassificação, quando um lutador agride o outro de forma ilegal e severa demais. E caso a luta for interrompida antes do segundo round, por um golpe ilegal acidental, será No contest.
Se um lutador cometer três faltas ou uma ter sido feita intencionalmente, o competidor será desclassificado. A unica pessoa que pode apontar as faltas é o árbitro. E as regras são; Dar cabeçada no adversário, colocar o dedo no olho, morder ou cuspir, puxar os cabelos, agarrar pela boca, atacar a região genital, intencionalmente colocar um dedo em qualquer orifício do oponente, golpear com o cotovelo de cima para baixo, manipular juntas pequenas, golpear a espinha ou parte de trás da cabeça do oponente, golpear os rins com os calcanhares, qualquer golpe à garganta, agarrar, beliscar, torcer a pele ou carne, agarrar a clavícula, chutar a cabeça, dar joelhadas ou pisar em um adversário caido, utilizar linguagem abusiva no ringue ou octógono, utilizar conduta anti-desportiva que possa machucar o adversário, atacar um oponente no intervalo ou quando estiver sob cuidados do árbitro, timidez (evitar contato, intencionalmente derrubar o protetor bucal ou simular contusão), interferência de um cornermen, arremessar um oponente para fora da área de luta ou contra a lona sobre a cabeça ou a coluna dele (bate- estaca) e desrespeitar as instruções dadas pelo árbitro.

Bom, é só isso. Toda semana vou tentar postar algum entendo mais sobre..

Nenhum comentário:

Postar um comentário